O que é pressão alta?

O que é pressão alta?

A pressão alta é denominada como hipertensão arterial sistêmica (HAS). A HAS é uma doença crônica por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica maior ou igual a 140 mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 90 mmHg, medida com a técnica correta, em pelo menos duas ocasiões diferentes, na ausência de medicação para pressão. A estimativa é que cerca de 25% da população brasileira adulta, algo entre 35 milhões e 40 milhões de pessoas, seja hipertensa, segundo dados de 2019 do Ministério da Saúde.

Apesar de ser crônica usualmente não causa sintomas, mas costuma evoluir com alterações estruturais e funcionais em órgãos, como coração, cérebro, rins e vasos. No Brasil, morrem cerca 350 mil pessoas em consequência de doenças cardiovasculares e a maioria tem como uma das causas a HAS, que é está associada a 80% dos casos de derrame/acidente vascular cerebral (AVC) e também se mostra um agravante em quadros de infarto, aneurisma arterial e até insuficiência renal.

Os principais fatores associados com a pressão alta são: genético, idade, etnia, obesidade, ingestão de sal, sedentarismo, apneia do sono, tabagismo e álcool. 

Seu tratamento é fundamental para evitar as complicações, acarretando melhora na qualidade de vida. 

É importante que seja feito, além do diagnóstico e ingestão da medicação prescrita pelo médico, mudanças no estilo de vida e diminuição dos fatores de risco, como, redução da ingestão de sal, abandono do tabagismo, e inserir novas práticas de exercícios físicos,  emagrecimento e uma alimentação mais saudável.