O que são o cateterismo cardíaco e angioplastia

Tanto o cateterismo cardíaco quanto a angioplastia são procedimentos minimamente invasivos para diagnosticar e tratar alguma lesão nas artérias do coração.
O cateterismo cardíaco é um exame ambulatorial que pode ser considerado invasivo. Esse é realizado em ambiente hospitalar, em uma sala de hemodinâmica, que é estéril. Na sala consta também um aparelho de radiografia sob uma mesa cirúrgica ( que será o local onde o paciente ficará deitado durante o procedimento).
O procedimento geralmente é realizado com sedação, sendo iniciado à partir de punção em artérias localizadas na virilha ou pulso (artéria radial ou femoral), que percorrem um trajeto por outras artérias chegando nas coronárias (artérias do coração que nutrem o músculo cardíaco).
Logo após o início da punção é injetado o contraste na artéria, um líquido que ajuda na visualização do coração e suas artérias, da aorta e de outros vasos, através da radiografia. Esse é um exame para o diagnóstico da doença coronária (fechamento ou semi fechamento da coronária por placa de gordura), avaliação das válvulas e estudo das cardiopatias congênitas .
Já a angioplastia coronária é um procedimento minimamente invasivo, normalmente realizado para tratamento das obstruções das artérias coronárias. Neste procedimento é utilizado próteses endovasculares (stent), ou seja, uma estrutura tubular metálica flexível e expansível para comprimir a placa de gordura, que podem ou não conter posteriormente um medicamento para evitar a recorrência da obstrução.
É uma cirurgia que necessita de internação hospitalar e de um pré preparo, com uso de medicações para afinar o sangue e permitir o implante do stent com segurança.